Minhas tardes com Margueritte - filme, livro e leituras


Imagem retirada da internet

No finalzinho de Junho assisti a esse filme de 2010, que no Brasil ganhou o título de Minhas tardes com Margueritte. O título original em francês La Tête en friche é o mesmo título do livro que serviu como base para inspiração do filme, sua autora é a francesa Marie-Sabine Roger.

É sempre  bom assistir a filmes que foram baseados em livros e esse em especial (com certeza há outros e diversas listas na internet), além de falar da amizade improvável de Germaine (Gérard Depardieu) e uma senhora de 95 anos, Margueritte (interpretada lindamente por Gisèle Casadesus, falecida em 2017 aos 103 anos), nos fala de livros, da simplicidade da vida, os relacionamentos humanos, sejam familiares ou entre amigos. 

Saímos da história com a alma leve, também pensativa e com uma pequena lista de livros que Margueritte vai apresentando à Germaine e também a nós telespectadores, e por assim dizer, leitores.

A primeira figura literária que nos é apresentada é Guy de Maupassant, Germaine fica encantado com esse nome e presta bem atenção sobre quem é ele. Dele já li alguns contos soltos e tenho na minha coleção o livro Bel-Ami que ainda não li, e alguns em francês, tais como A bola de sebo (Boule de Suif) e outros que não estou me recordando de cabeça. Os contos que li dele foram muito bons, Maupassant foi um excelente contista. Isso posso dizer.

Os demais livros que Margueritte apresenta à Germaine são:

A peste - Albert Camus (coincidentemente estou lendo atualmente)
Promessa ao amanhecer - Romain Gary
O velho que lia romances de amor - Luís Sepúlveda
A menina do alto mar e outros contos - Jules Supervielle

Apesar de ver que alguns estão indisponíveis, provavelmente encontraremos em sebos, mas vale conhecer os títulos.

Deixo então a dica do filme e dos livros!


Por Letícia Alves








Comentários