Ravensbrück: a história do campo de concentração nazista para mulheres - Sarah Helm


HELM, Sarah. Ravensbrück: a história do campo de concentração nazista para mulheres. 2º edição. Rio de Janeiro: Record, 2017. 922 páginas.


Finalizei a leitura em Julho/2019, mas todas as vezes em que eu parava para traçar algumas linhas sobre a minha experiência de leitura, nunca conseguia. Estou familiarizada com leituras sobre a Segunda Guerra Mundial, bem como diversos outros materiais: filmes, documentários e reportagens.

Mas ler a história do campo de concentração nazista exclusivo para mulheres me tirou totalmente do eixo. Reconhecer na dor do outro e ainda mais do seu gênero foi algo dilacerante.

Não teria muito espaço para transcrever trechos e trechos que marquei no meu exemplar, um pequeno calhamaço de 922 páginas, escritas brilhantemente por Sarah Helm, uma jornalista que fez uma extensa pesquisa em arquivos e diversas entrevistas com as sobreviventes e também com pessoas que de alguma forma estavam ligadas à elas. Confesso que por diversas vezes eu tive que parar um pouco a leitura, respirar, e mesmo assim não conseguia desvencilhar o pensamento acerca do sofrimento de cada mulher ali relatado.

Nesse incrível relato existe uma parte dedicada à uma personagem conhecida dos brasileiros - Olga Prestes - entregue à Hitler pelo governo de Getúlio Vargas, Olga estava grávida. Aproveito para recomendar o livro Olga de Fernando de Morais e a trilogia biográfica de Getúlio Vargas, escrita por Lira Neto.

O livro vai nos contando as histórias dessas mulheres e como Hitler através de Himmler orquestrou esses campos de trabalho forçado e de extermínio. O dia a dia no campo, o horror das experiências de Mengele, a fome, as doenças, e a morte sempre a espreita. A proteção mútua entre as prisioneiras e a solidariedade de pessoas externas ao campo.

Um relato de dor, morte, tristeza, mas sobretudo, um relato que nos faz pensar a cada dia sobre nossa condição humana e a empatia pelo próximo.

Eu só posso recomendar que leiam. Leiam devagar, respirem, pensem, pesquisem. Não se assustem com o número de páginas, elas são extremamente necessárias para nos levar bem no ritmo da narrativa.

Figura como uma das melhores leituras de 2019, com certeza!



Avaliação/

Por Letícia Alves 

Comentários