[CONTOS] O retrato oval - Edgar Allan Poe

Imagem retirada da internet


Poe, Edgar Allan. O retrato oval. In:____. O Gato Preto e Outros Contos. São Paulo: Hedra, 2008. 


Esse foi o conto do mês de Julho (antes tarde do que nunca, postando no último dia do mês), no projeto #12mesesdePoe.

Como sempre, terminei a leitura do conto, de boca aberta e perplexa. Talvez para mim, que sou iniciante nos contos de Poe, toda leitura será assim, mas andando por aí em resenhas de leitores mais experimentados na escrita do autor, o sentimento parece ser o mesmo.

Nesse conto, teremos uma atmosfera lúgubre como sempre, e um hóspede em um castelo. O nosso personagem principal vai para seus aposentos e nota que há muitos quadros como parte da decoração. E próximo à cabeceira da sua cama, um livro, iluminado com o candelabro, no qual há descrições e explicações para cada quadro ali dependurado.

Até que ele ilumina um quadro em moldura oval, que traz o retrato de uma bela moça. Lendo as informações sobre o quadro, ele toma conhecimento de como o quadro foi pintado e quem é a moça ali retratada. Não vou me alongar, pois senão conto a estória toda. E essa leitura, me fez lembrar do livro O retrato de Dorian Gray (aproveito para indicar, quem ainda não leu).

E para complementar minha impressão de leitura, deixo a dica de mais um conto, dessa vez de Bram Stoker, que se chama A casa do Juiz. E também a animação abaixo do conto do Poe.




Recomendo a leitura e nos vemos em Agosto com o conto O gato preto.



Avaliação: 


Comentários