Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios - Marçal Aquino


AQUINO, Marçal. Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios. São Paulo: Companhia das Letras, 2005. 232 páginas.


Em pouco mais de 200 páginas, Aquino nos leva aos rincões do Brasil, naquele interior ainda não descoberto ou descoberto de forma que a gente não está acostumado. O narrador nos traz a história de Cauby, fotógrafo que sai de São Paulo em direção ao norte, Lavínia, uma menina mulher como tantas pelo Brasil a fora, que vem de um lar desestruturado, vítima de toda a violência possível, mas que espera ainda que haja amor e por fim, Ernani, pastor de uma igreja evangélica que passa seu tempo dividido entre construções de templos, pregações e tentativas de salvar os perdidos de alma.

Pronto, está composto o triângulo amoroso, no qual, Cauby participa e poderá pagar muito caro por seu amor por Lavínia. 

A história passa por nossos olhos e vamos conhecendo cada um dos personagens principais, suas histórias individuais, suas angústias, seus valores e também todos aqueles outros que o cercam durante essa jornada de amor, vingança, desespero, angústia e lampejos de felicidade. Digo lampejos, mas é um amor que para nós, pode ser outra coisa. 

A narrativa não linear que traz de volta a vida dos personagens e como suas escolhas culminaram no que são no tempo presente da narrativa, nos conecta com vários sentimentos relacionados a cada um deles.

A transposição do texto para tela com a Camila Pitanga na pele de Lavínia, nos faz realmente enxergar toda a incompletude e as várias faces da mulher apaixonante que despertou em Cauby, um amor que para nós seja complexo. Apesar de sempre preferir a narrativa do livro! 

O livro termina com uma frase que fecha bem o ciclo da história:

"Não sei que nome você daria a isso. Bem, não importa muito, chame do que quiser. Eu chamo de amor."


Recomendo a leitura!




Minha avaliação: 




Comentários

Ro disse…
Gostei bastante deste livro, Lê, mas não curti o filme rsrs beijo