O urso e o rouxinol - Katherine Arden (Trilogia Winternight #1)




ARDEN, Katherine. O urso e o rouxinol. Rio de Janeiro: Fábrica231, 2017. 320 páginas. 
(Winternight Trilogy #1)


Primeiro livro de uma trilogia (só fiquei sabendo depois que o li), chamada Winternight (em tradução livre "Noite de inverno), é o romance de estreia de Katherine Arden. Escritora americana que viveu dois anos em Moscou para seus estudos e se apaixonou pelas lendas russas. Nos traz um pouco da fantasia e da mistura de uma Rússia (no livro chamada de Rus) medieval, com seus encantos pela floresta, animais, ritos pagãos e a presença também da Igreja Católica na figura do Padre que fará parte da narrativa.

A história da pequena Vasya nos leva a conhecer toda a estrutura social e econômica das famílias e também da realeza russa, os costumes, nos quais a moça é preparada para um bom casamento. Mas como era de se esperar Vasya não é nada disso, e tem o dom de falar com os animais e também com os espíritos guardiães, tanto da floresta quanto os domésticos.

Com sua língua afiada e espírito livre, vai viver grandes aventuras e que ao final da narrativa desse primeiro volume, nos faz querer continuar a leitura para saber o que irá acontecer à Vasya e à sua família e amigos. E como se dará a harmonia ou não, entre a magia da floresta e a fé católica.

Uma história de fantasia, magia, batalhas, humanidade, amor e superação que nos traz entretenimento e também a possibilidade de conhecer um pouquinho da Rússia. 

Não vou contar muito, pois tiraria o encanto desse conto de fadas? sim, pode ser um conto de fadas russo. E foi uma grata surpresa essa leitura! Aguardando agora os próximos volumes.

Recomendo a leitura!


Avaliação: 

Comentários