[CONTOS] Berenice - Edgar Allan Poe

Ei, gente!

E continuando no projeto de leitura conjunta #12mesesdePoe, o conto lido em Fevereiro se chama Berenice.






POE, Edgar Allan. Medo Clássico: contos inéditos do autor. Rio de Janeiro: Darkside Books, 2017. Volume 1, p.233-243.



Escrito em 1835, Berenice é um conto em que o narrador, chamado Egeu, vai nos contar sobre ele, sem falar o sobrenome da família, e logo, de Berenice, sua prima. O narrador vive na mansão que foi dos seus pais (já falecidos), com outros membros da família, como Berenice e os empregados. Já inicia a narrativa falando que "A infelicidade é múltipla."


olha a Berenice aí! 



Intuímos então que o narrador é alguém que vê o mundo com certo pessimismo. Vamos caminhando junto com ele, e sabemos que é portador de uma doença, e pela descrição, não se assemelha à nada físico, mas sim mental. Pois bem, ao contrário dele, Berenice sempre foi cheia de vigor, bela e faceira. Até que um dia, uma doença se abate sobre ela e então, a sua beleza e seu vigor desaparecem. E Egeu, com sua obsessão em fixar em um ponto ou assunto, fixa sua atenção na aparência fantasmagórica de Berenice, que foi acometida de epilepsia e catalepsia. O ponto de fixação de Egeu foi os dentes de sua prima. Ele os descreve de várias formas. Percorrendo mais um tempo na sua narração, Berenice morre e então....

Paro por aqui e os convido à ler esse conto bizarro e de horror, mas que tem realmente a marca de Poe. Li em duas edições para verificar a tradução, li tanto na edição da Darkside como na edição da Tordesilhas, no qual o livro se chama Contos de Imaginação e Mistério. Gostei de ambas traduções. ;)

Visitem o site: https://theyearofhalloween.com/2014/08/25/in-a-smile-of-peculiar-meaning-edgar-allan-poes-berenice/

Bem bacana!

Vou deixar o vídeo para o curta Berenice que encontra-se disponível no Youtube (em inglês sem legendas).





Recomendo a leitura e lembrando que a obra de Poe já se encontra em domínio público, sendo fácil encontrar e ler.

Até o próximo conto de Março, que será O barril de amontillado.



Minha avaliação: 




Comentários