Meme Literário de um Mês - 2012 - Dia 14

Você costuma frequentar bibliotecas? A biblioteca municipal? A da faculdade? Quantos livros costuma pegar? Fale um pouco sobre o assunto.


Bom, meu caso vai ser bem diferente de algumas pessoas, eu não só frequento, como trabalho em uma biblioteca. Sou bibliotecária há 8 anos, e há quase 3 anos estou trabalhando na biblioteca da Escola de Arquitetura da UFMG. Mas antes mesmo dos meus estudos para me tornar uma bibliotecária, eu frequentei a Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa, a Biblioteca Central do Sesc - MG (essa foi a que mais frequentei, por ser no centro da cidade de Belo Horizonte, era mais acessível para mim; e diversas bibliotecas setoriais a partir do meu ingresso na UFMG como aluna de graduação em 2001.

Mas minha história com as bibliotecas começa bem antes, lá na década de 80, ainda no primário, na Biblioteca Cecília Meireles da Escola Municipal Maria de Rezende Costa. Foi lá que tive minha primeira experiência como leitora e que marcou minha vida, com duas obras, Reinações de Narizinho de Monteiro Lobato (adquiri a coleção recentemente), e o próprio poema Ou isto ou aquilo que estava em um quadro ao lado da foto da Cecília Meireles. Estes foram marcantes, mas claro que li muitas outras histórias e tive momentos muito agradáveis  na minha infância e adolescência.



Essa foi a edição que li lá pelos 8/9 anos de idade

Já na vida adulta, atualmente, adquiro bastante livros, desde acadêmicos e os de literatura, então, pego emprestado poucos livros de bibliotecas ou de amigos.


Por Letícia Alves

Comentários

Pandora disse…
Eu tenho a impressão que os trabalhos que consideramos mágicos na verdade não são... Mas deve ser ótimo trabalhar entre livros, tem um autor que gosto que diz que a biblioteca é um buraco negro que pensa!

Por incrível que pareça eu li "As caçadas de Pedrinho e não li "As reinações de Narizinho" quando era adolescente... Hoje só leio para estudar e criticar rsrs... Não tem mais sabor de coisa boa, infelizmente!
Ingrid disse…
não vou não...
em casa quando pequena o pai tinha para lermos tudo o que imagina,de enciclopédias a obras completas de Machado de Assis, entre outros..
beijos.
Provavelmente você teve alguém que te estimulou a frequentar uma, porque nao lembro de ter tido, os professores na minha época de estudante mal falavam em uma!! (que lástima)

Hoje em dia adoro ir, não para ler, mas para visitar, parece tem algo de mágico numa biblioteca.
deise disse…
Ano passado li um livro de Jostein Gaarder, "A Biblioteca Magica de Bibbi Bokken, que mostra o quanto as bibliotecas são magicas mesmo.. Mas eu também só fui descobrir seu encanto quando me vi trabalhando numa.. Nos tempos de escola só frequentava para fazer os fatídicos trabalhos, nunca para ler ou participar de atividades culturais.. Que pena!!