Eu & as poesias...





Nunca entendi bem poemas, acho que desde a escola primária. E eu tive aula de poesia. Era toda quarta-feira, líamos poemas, copiávamos poemas em um caderno só para essa matéria (hoje se fala disciplina né?). E a gente tinha que ler o poema lá na frente pra turma toda, e eu sempre tímida, era o pior momento pra mim.

Mas sobrevivi, e cá estou. Gostando sempre de ler, mas sem compreender os tais versos que encantam muitas pessoas. Mas mesmo sem entender, me aventurava em algumas poesias, nos intervalos de leituras de prosa.

E hoje compreendo depois de anos, que não é preciso entender a poesia, é preciso sentir, viver, respirar. Então é o que tenho feito.

Comecei falando isso tudo pra contar sobre o livro que terminei de ler: Esta é minha carta ao mundo e outros poemas da Emily Dickinson, livro de 72 páginas, mas que me enriqueceram a alma ricamente, nesse mês de Maio.

Essa minha edição é bilíngue, ou seja, você vai poder ler o original em inglês, e na outra página em português. Não conhecia a autora, só tinha lido trechos soltos na net (a internet ajuda muito, quando você sabe explorar corretamente). Li cada poema com cuidado, delicadeza e sorvendo seus versos como verdades faladas ao pé do ouvido.

Recomendo a leitura para quem quer flutuar, sentir, suspirar e sentir-se leve.

Lerei poesias sempre!

Por Letícia Alves





Comentários

muriloha disse…
Linda introdução a essa dica de livro. Obrigado.
Dri Andrade disse…
OI Le, engraçado, eu nunca curti muito poesias, mas sempre adorei literatura, algumas até gosto de ler, esse me deixou curiosa, de repente vou procurar.

beijinhos
ps: tem texto novo.
Roselia Bezerra disse…
Querida
Ainda bem que, mais cedo ou mais tarde, a gente compreende tudo isso...
Sucesso!!!
Bjm de paz
Nao sou muito fa de poesias, elas sao muito subjetivas.

Também gostei da introducao ao assunto :)