O diário secreto de Miss Anne Lister

Assim como livros nos escolhem, eu penso que filmes fazem o mesmo.

Capa do dvd produzido pela BBC de Londres

Ontem assisti ao filme "O diário secreto de Miss Anne Lister", e vasculhando por aí na internet encontrei esse filme que é de 2010, somente resenhado e noticiado em sites e/ou blogs que tem a temática GLS ou simplesmente lébisca. A descrição do filme é muito restrita, quando se fala assim sobre a história:  "No século XIX, em Yorkshire, na Inglaterra rural, uma rica órfã, Anne Lister, vive com uma tia e um tio, ansiosos para que ela se case bem e alegremente inconscientes de que ela é lésbica. Seus pensamentos e façanhas ficaram registrados em um diário codificado."

Cenas do filme. Nessa foto uma parte do diário
Para mim o filme vai para além dessas simples linhas, ele nos mostra além do comportamento social de uma época, outros valores e sim uma lição de vida e amor. Além de um pano de fundo ou mesmo o elemento principal que me chamou a atenção de imediato: a leitura e a escrita. Uma mulher que lia e escrevia e se dedicava aos estudos naquela época, e mais, ainda acabou por dirigir os negócios da família ao herdar uma propriedade, é uma personagem de extrema importância e força para a Inglaterra do século XIX e até hoje, mesmo no século XXI.

Os conflitos vividos por Anne, as decisões que ela deve tomar em várias situações, não se diferem muito do que nós mulheres passamos em nossos dias. 

Outra cena do filme

E sobre o amor que Anne viveu, esse independente da orientação, é belo, sublime, verdadeiro e que de tão forte, a leva a passar por cima de barreiras e preconceitos.


Recomendo pela história e pela bela fotografia! e vá assistir sem preconceitos!

Comentários

Daniel disse…
Me interessou até mesmo porque adoro os filmes que se passam na Inglaterra nessa época.

Daniel
Interessante comentário, vou procurar o filme.

Tenha uma ótima semana.
Pricila de Assis disse…
Olá, Letícia Alves!

Estava lendo sua critica a respeito deste filme que passou na BBC. Ainda não tive a oportunidade de assistir e gostaria de saber se tens o link desta pelicula. Se o tiver pode enviar para o meu e-mail? Segue >> pricilaassis.jornalismo@gmail.com; Desde já agradeço imensamente sua atenção.

Amplexo

=]