Livros...livros...



Confesso que adoro listas - as de livros, de filmes - essas coisas bacanas. Não é por que eu sigo assim a risca, mas gosto de saber o que está sendo lido e visto. Comparo o que já vi, já li e conheço novos autores, novas histórias e sigo nesse mundo mágico que é a leitura e também os filmes.

Quando publicaram o livro "1001 livros para ler antes de morrer" de Peter Boxall, fiquei bem curiosa para conhecer essa obra de referência - sim, nós bibliotecários sabemos que se trata de uma obra de consulta e não um livro que você senta assim e lê como um romance - aguardei uma promoção e como já tenho meu exemplar há algum tempo, resolvi então percorrer as suas páginas e fazer um pequeno exercício - verificar entre a seleção de obras, quais eu já li, e também começar a ver quais me interessam pra ler.

O resultado vai aqui na lista abaixo, com links de informação para as referidas obras. Estarão dispostas na sequência que o livro trata por período cronológico.

Vamos lá:

Antes de 1800

Uma pequena vergonha, ainda não li nenhuma obra desse período, e tem excelentes sugestões lá, escolherei alguma futuramente.

Anos 1800

  1. Frankenstein - Mary Shelley
  2. A moreninha - Joaquim Manoel de Macedo
  3. O morro dos ventos uivantes - Emily Brönte
  4. Madame Bovary - Gustave Flaubert
  5. Iracema - José de Alencar
  6. Senhora - José de Alencar
  7. Memórias Póstumas de Brás Cubas - Machado de Assis
  8. O Ateneu - Raul Pompéia
  9. Os Maias - Eça de Queirós
  10. O cortiço - Aluísio de Azevedo
  11. O retrato de Dorian Gray - Oscar Wilde  

Anos 1900

Anos 2000

Li histórias interessantes e agora posso ler mais algumas através dessa seleção e claro, livros novos que não estarão nessa obra (pelo menos por enquanto).

Esse é um recorte das minhas leituras! Outras leituras e update estão no Skoob.


Comentários

Anônimo disse…
Não e a toa que você é minha arrobinha culta!!! ;)
Beijão, Lets!