Quem é o seu amante?



Muitas pessoas têm um amante e outras gostariam de ter um. Há também as que não têm, e as que tinham e perderam. Geralmente, são essas últimas que vem ao meu consultório, para me contar que estão tristes ou que apresentam sintomas típicos de insônia, apatia, pessimismo, crises de choro, dores etc.

Elas me contam que suas vidas transcorrem de forma monótona e sem perspectivas, que trabalham apenas para sobreviver e que não sabem como ocupar seu tempo livre. Enfim, são várias as maneiras que elas encontram para dizer que estão simplesmente perdendo a esperança. Antes de me contarem tudo isto, elas já haviam visitado outros consultórios, onde receberam as condolências de um diagnóstico firme: "depressão", além da inevitável receita do anti-depressivo do momento.

Assim, após escutá-las atentamente, eu lhes digo que não precisam de nenhum anti-depressivo; digo-lhes que precisam de um AMANTE!!! É impressionante ver a expressão dos olhos delas ao receberem meu conselho. Há as que pensam: "Como é possível que um profissional se atreva a sugerir uma coisa dessas"?!  Há também as que, chocadas e escandalizadas, se despedem e não voltam nunca mais. Aquelas, porém, que decidem ficar e não fogem horrorizadas, eu explico o seguinte:

"AMANTE" é aquilo que nos "apaixona", é o que toma conta do nosso pensamento antes de pegarmos no sono, é também aquilo que, às vezes, nos impede de dormir. O nosso "AMANTE "

é aquilo que nos mantém distraídos em relação ao que acontece à nossa volta. É o que nos mostra o sentido e a motivação da vida. Às vezes encontramos o nosso "AMANTE" em nosso parceiro, outras, em alguém que não é nosso parceiro, mas que nos desperta as maiores paixões e sensações incríveis. Também podemos encontrá-lo na pesquisa científica ou na literatura,

na música, na política, no esporte, no trabalho, na necessidade de transcender espiritualmente, na boa mesa, no estudo ou no prazer obsessivo do passatempo predileto....Enfim, é "alguém!" ou "algo" que nos faz "namorar a vida" e nos afasta do triste destino de "ir levando"!..

E o que é "ir levando"? Ir levando é ter medo de viver. É o vigiar a forma como os outros vivem, é o se deixar dominar pela pressão, perambular por consultórios médicos, tomar remédios multicoloridos, afastar-se do que é gratificante, observar decepcionado cada ruga nova que o espelho mostra, é se aborrecer com o calor ou com o frio, com a umidade, com o sol ou com a chuva. Ir levando é adiar a possibilidade de desfrutar o hoje, fingindo se contentar com a incerta e frágil ilusão, de que talvez possamos realizar algo amanhã.

Não se contente com "ir levando"; procure um amante, seja também um amante e um protagonista da sua vida.

Acredite, o trágico não é morrer, afinal a morte tem boa memória, e nunca se esqueceu de ninguém. O trágico é desistir de viver... Por isso, e sem mais delongas, procure um amante...

Por Jorge Bucay

Psicólogo

 *Recebi por e-mail!

Comentários

Gaúcho disse…
Sensacional o texto... Perfeito! Eu tenho a felicidade de ter uma amante quase exatamente como descrito no texto. Não é minha esposa, mas nao posso dizer que não é minha parceira. Aliás, se tem algo que ela é, antes de tudo, e que fez com que ela pudesse ser minha amante, foi o fato de ser minha parceira. Não só sexualmente mas em todos os outros aspectos. Diariamente, tanto quanto possível. É com ela na cabeça que eu vou deitar. É com ela na cabeça que eu acordo. É em função dela que pauto muito do meu dia e dos meus atos. E sou muito feliz por ela existir. Sinto-me mais vivo do que nunca e é ela a responsável!
bj
Deia disse…
Oi Tempestade! Interessante o texto... amar a vida, acho que no fundo é isso que devemos fazer! Um beijo, Deia
Sonhos melodias disse…
Maravilha de texto! Concordo com tudo aí escrito. Temos que ter paixão na vida e isso você encontra em várias coisas e pessoas. Temos que ter algo que nos mova no dia a dia. Valeu!
Bjs
Minha amante é minha mulher e eu sou realmente apaixonado.

Tenha um ótimo domingo.
Dalva Nascimento disse…
Concordo, sem exceção! é preciso amar para viver!

Bjs.
menina fê disse…
lê,
já te disse que dá um frio na barriga essa tamanha verdade!!!

adorei o texto.
bjs meus
::::FER:::: disse…
nossa! fui verdadeiramente uma consulta pra mim...


:::FER:::
Anônimo disse…
Perfeito, sem dúvida. Porque a vida precisa ser seduzida todos os dias. Pra isso precisamos estar felizes, seduzidos nós antes e então, namorar a vida se torna natural. Um lindo texto de quem sabe muito bem o que diz.
Adorei sua visita.
Beijokas e uma linda semana.