Você já beijou uma bibliotecária hoje?!?!



Hoje no dia 12 de Março comemora-se o dia do bibliotecário (ESSA PROFISSÃO QUE ABRACEI POR AMOR). O dia foi criado em homenagem ao engenheiro e bibliotecário por vocação, Manuel Bastos Tigre. Ele nasceu em 1882 no dia 12 de Março e ao finalizar o curso de engenharia em 1906 foi para os Estados Unidos fazer um aperfeiçoamento em eletricidade. Chegando lá conheceu o bibliotecário Melvil Dewey que havia criado o Sistema Decimal de Classificação (o endereço do livro nas estantes das bibliotecas). Em 1915, ele larga a engenharia e passa a se dedicar à biblioteconomia, área que o fez ficar apaixonado.
Foi aprovado em concurso para o Museu Nacional do Rio de Janeiro com o estudo sobre a Classificação Decimal. Em 1945 foi transferido para a Biblioteca Nacional, onde permaneceu no cargo até 1947, logo em seguida, assumiu a direção da Biblioteca Central da Universidade do Brasil, na qual trabalhou, mesmo depois de aposentado, ao lado do Reitor da instituição, Professor Pedro Calmon de Sá.

Atualmente, na Classificação Brasileira de Ocupações, a CBO, o bibliotecário pertence à família dos Profissionais da Informação. Nada mais justo, pois o profissional que "nasceu" no âmbito das bibliotecas desde a biblioteca de Alexandria, hoje atua nos mais diversos espaços trabalhando com a informação e o acesso à ela. Não importa em que suporte, desde um cd à uma base de dados, e de um documento do século XVII ao mais novo implemento tecnológico.

Garantir o acesso igualitário à informação é nosso maior desafio, pois acreditamos que além desse acesso, a compreensão da informação em seu contexto, pode garantir melhorias notavéis na cidadania de qualquer população no mundo.

Parabéns a todos os bibliotecários que abraçaram essa profissão com amor e que acreditam que a partir do acesso e uso da informação, cada ser humano poderá refletir e se tornar mais consciente de sua missão nesse mundo.

Você já beijou uma bibliotecária hoje?!?!


Comentários

Fofa disse…
Parabéns, Fofa!!!

Beijocas
Ro disse…
Querida!!


Não sabia...

Parabéns...


E sinta-se beijada e acompanhada de um abraço bem apertado!


Beijos!
Rodrigo e Nina disse…
A próxima vez que for a uma biblioteca agora vou com outro olhar...
Parabens linda!
bjs
Rodrigo
BAR DO BARDO disse…
um abraço!

e um beijo!

e... felicidades!

- henrique pimenta