[CONTOS] Felicidade demais - Alice Munro



Foto: arquivo pessoal


MUNRO, Alice. Felicidade demais. São Paulo: Companhia das Letras, 2010. 344 páginas.



Esse é mais um dos muitos livros não lidos por mim nesses últimos anos. Devido ao doutorado que durou de 2013 a 2017, as minhas leituras para lazer não aconteceram, salvo engano um ou outro livro. Mas nada no ritmo de leitura que sempre tive. Pois bem, cá estou eu, lendo os mais antigos da minha estante, mas nada que não possa ser intercalado com livros adquiridos mais recentemente.

Comprei esse livro por ocasião da premiação da autora com o Nobel de Literatura em 2013, pensei que como porta de entrada para a sua obra, um livro de contos cairia bem.

Nessa coletânea de 10 contos, Alice Munro traz a mulher como protagonista dessas histórias tão envolventes. São cenas da vida, do cotidiano, mas o poder de síntese e construção de personagens em um conto de cerca de 20 páginas, me deixou bem impressionada.

Falar das impressões literárias de contos é complicado, pois a gente pode acabar entregando a história e estragando a experiência de leitura. Então optei por colocar o título do conto e ao lado uma palavra ou expressão que sintetizou meu sentimento ao terminar de ler. Espero assim aguçar a curiosidade de vocês para a leitura que recomendo bastante!


Contos

1) Dimensões: Impactante!
2) Ficção: Nossas relações com o mundo e conosco!
3) Wenlock Edge: Nossas escolhas!
4) Buracos-profundos: A vida nos ensina!
5) Radicais livres: A vida nos surpreende!
6) Rosto: A vida e seus obstáculos!
7) Algumas mulheres: O curso natural da vida!
8) Brincadeira de criança: Estarrecedor!
9) Madeira: Triste e melancólico!
10) Felicidade demais: Felicidade demais!

Um livro para ler e reler!




Avaliação:  / 


Comentários