A mão e a luva - Machado de Assis


ASSIS, Machado de. A mão e a luva. Porto Alegre: L&PM, [2009]. 160 páginas.


A mão e a luva é o segundo romance de Machado de Assis, e foi publicado em folhetim no ano de 1874. Nos conta a história de Guiomar, moça de infância pobre, mas agraciada como filha pela Baronesa, tem que escolher entre três pretendentes em sua vida adulta. 
Temos Estevão, rapazola apaixonado por Guiomar há tempos, seu amigo Luís Alves, que nos fala que teve apenas um flerte com moça, que durou apenas 24 horas e, por fim, seu primo Jorge. Esse último, o queridinho de sua tia, para que contraísse matrimônio com nossa personagem principal.

A trama se desenvolve ao longo de 19 capítulos e nos mostrando o Rio de Janeiro daquela época, os costumes e como esses personagens convivem e vivem com suas questões pessoais e no caso, amorosas.

A dúvida de Guiomar em escolher remete à própria indecisão da sociedade daquele época, já respirando alguns ares de transformações, sejam culturais, políticas e de relações sociais. E no conflito, razão versus emoção, Guiomar é muito prática e direta, escolhendo pela razão propriamente dita.

A frase final do livro, arremata muito bem essa história que se desenvolve entre galanteios, e a personalidade forte e decidida de nossa protagonista feminina. 

"Ajustavam-se ambas, como se aquela luva tivesse sido feita para aquela mão." (não vou revelar o nome do escolhido, mas leiam e tirem suas próprias conclusões, se a escolha foi ou não adequada, pelo perfil da personagem), pois o narrador machadiano, já nos adverte:

"Amores não se encomendam como vestidos; sobretudo não se fingem, ou não se devem fingir nunca."

E ao nos mostrar quem é Guiomar, nos diz:

"Enquanto as três almoçam, relanceemos os olhos ao passado, e vejamos quem era esta Guiomar, tão gentil, tão buscada e tão singular, como dizia Mrs. Oswald."

É sempre bom reler Machado, e reencontrar com seu estilo único e apaixonante (ao menos para mim).

Recomendadíssima a leitura!

Minha avaliação: 



Comentários