O romance inacabado de Sofia Stern - Ronaldo Wrobel


imagem retirada da internet

Fui apresentada ao livro e ao autor pela sempre atenta e querida Ladyce. Digo atenta, pois desde que nos conhecemos, ela sempre esteve atenta ao tipo de leitura que gosto, e ela nunca errou. Dessa forma, me presenteou com essa obra recém lançada por Ronaldo Wrobel lá no Rio de Janeiro. E o meu exemplar veio autografado (um luxo e uma gentileza). E como todos sabe, estou em fase final do doutoramento, e minhas leituras recreativas tem sido pequenas ou escassas nesses últimos anos.

Porém, conforme o pedido de Ladyce, dei uma pausa nessa tarefa difícil de sustentar uma tese, e me deliciar na literatura. Iniciei a leitura e para o início tem orelha escrita por Raphael Montes, um jovem e recente autor, também carioca e que atualmente tem 3 livros publicados (já os li e gostei muito). 

Já nessa breve apresentação do conteúdo da obra, você já fica com muita vontade de ler, pelo menos eu. Uma história que se passa nos períodos de guerra sempre me fascinam, e esse é um dos pontos fundamentais da narrativa.

Logo nas primeiras páginas, nos deparamos com uma escrita coesa, leve e de um ritmo muito gostoso de acompanhar. A costura que é feita nos fatos, nos faz querer avançar e avançar.

Pois bem, uma breve sinopse da história (retirada dos próprios releases por aí): Ronaldo vive em Copacabana com a avó, Sofia Stern, que nasceu na Alemanha em 1919 e fugiu para o Brasil na véspera da Segunda Guerra. Certo dia, recebe o telefonema de uma juíza alemã às voltas com um processo judicial que pode torná-lo multimilionário. Com a descoberta de um diário, Ronaldo reconstitui a juventude da pacata senhora, revelando peças de um passado que envolve paixões, inveja, traições e dinheiro. Quando outros fatos vêm à tona, Ronaldo se depara com uma série de dilemas. Resta saber o que ele prefere: ficar rico ou fazer justiça.

Ao ler essa sinopse e a orelha do livro simplesmente mergulhei na história, e Ronaldo não nos decepciona.

Vamos conhecendo Ronaldo e a simpática e espirituosa Sofia, neto e avó, sempre em sintonia e com pitadas de diversão. 


Minhas impressões

É o primeiro livro que leio do Ronaldo Wrobel (que também já escreveu Traduzindo Hannah), e minhas impressões foram as melhores. Um texto escrito de forma clara e certeira, isso faz toda a diferença para a fluidez da leitura.
Percebe-se que houve uma pesquisa histórica e o autor escreve de maneira exemplar, com pitadas de humor (pelo menos para mim). Foi uma leitura muito agradável, é um livro para ler em no máximo dois dias, mas eu levei mais tempo por conta dos estudos do doutorado.

Recomendo a você um autor nacional de qualidade e uma narrativa que vai prender você junto à Sofia e suas histórias.




Por Letícia Alves 




Comentários

Sonhos melodias disse…
Oi Letícia! Adorei sua resenha e suas palavras me deixou curiosa para ler também. Vou já colocar esse título na lista de futuras compras da biblioteca. Como sempre digo, temos excelentes escritores nacionais e sempre me emociono com a leitura de seus livros. Valeu!
Bjs