Os outros...


Dia desses no campus reencontrei com uma ex-professora da época da graduação. Conversando sobre vários assuntos: trabalho, pesquisas, doutorados e pós-doutorados e chegamos a comentar sobre um autor - Sartre - pois lembro bem de uma palestra que assistimos há alguns anos e que em determinado momento, ela me disse: "você conhece aquela frase: "O inferno são os outros", do Sartre? E eu disse que não, mas impelida pela curiosidade e tinha a ver com o tema da palestra que estava assistindo fui saber um pouco mais.
E por que digo isso?
Porque Sartre tinha razão: "O inferno são os outros".
Sim, sempre a culpa é do outro quando algo vai mal na nossa vida, se as nossas aspirações não se concretizam, se levamos um tapa na cara, seja figurativo ou real. Devemos assumir as consequências dos atos que realizamos e estar preparado para os tombos quando andamos de bicicleta, por exemplo, e preparado também pra ver uma paisagem linda no nosso percurso.
Assim fica muito fácil dizer que "O inferno são os outros."

Comentários

Katy disse…
Sim, é muito mais fácil dizer que a culpa é dos outros.....temos essa tendência....
Beijos.
Elcio Tuiribepi disse…
Oi Leticia...é verdade...nós éque decidimos isso em nossas vidas...uma ou mais pessoas só são um inferno pra gente, se nós deixarmos que elas sejam...
Portanto...cuide desse céu que vive aí dentro de seu coração e de sua alma com muito zelo e carinho
Apareça quando puder...
Um abraço na alma...bjo...bom fim de semana
Jaque disse…
E que inferno, não é Letícia?
Daniel Savio disse…
Concordo, mas então que sejamos o nosso próprio paraiso ao assumir o que acertamos e erramos...

Fique com Deus, menina Tempestade.
Um abraço.