sábado, 21 de novembro de 2015

Surpreendente! Maurício Gomyde


Imagem retirada da internet

Não é o primeiro livro que adquiri do grande Maurício, mas também não sei qual é a ordem cronológica da sua obra até aqui, mas fiquei curiosa com a história e resolvi ler. Parei minhas leituras do doutorado e fui de encontro às aventuras de Pedro e seus amigos. Logo no início a epígrafe que abre o livro “Se você passar toda a vida sem fazer algo excepcional por alguém, viver não terá valido a pena”, já me chamou a atenção e anunciava o que pra mim é a linha condutora do livro: a amizade e o amor.

Quando amamos alguém e temos carinho e respeito por essa pessoa e por sua história, ganhamos o mundo e compartilhamos nossa vida, nossas angústias e nossas vitórias também, e claro, nossos segredos.

E com Pedro não é diferente, amante do cinema, ele vê na sétima arte sua forma mais pulsante de vida e de um olhar diferente sobre ela, paradoxal, em se tratando do problema de visão que Pedro tem.

Mas não é esse problema que vai afastar Pedro da sua paixão e do seu desejo de realizar seu feito, um filme. Sim, nosso personagem é um cineasta. E traz consigo a realização desse filme como uma missão em sua vida. Bom, nessa empreitada vai contar com seus amigos do peito, Cristal, Fit e Mayala. Vamos conhecer Pirenópolis em Goiás, viajar pelos sonhos dessa garotada e nos reconhecermos em Pedro, muita das vezes.
E nessa aventura, as surpresas do caminho, as desventuras vão nos levando para além do roteiro do filme de Pedro Diniz, e nos mostra que a vida nem sempre vai obedecer ao nosso script.

E no fim é Surpreendente!

Recomendo a leitura para quem não conhece a escrita de Maurício Gomyde e também convido a todos a ouvir a playlist do livro no Spotify.


Por Letícia Alves